Fios de Ovos são uma base da doçaria conventual, servem como base ou como recheio de uma série de doces e claro podem também ser comidos simplesmente, no entanto é um daqueles doces que tem as suas particularidades e como tal nada como um artigo a explicar como fazer fios de ovos perfeitos!
Fios de ovos são simples, vai deitar gemas batidas em fio para dentro de uma calda quente de açúcar, a calda vai coagular as gemas ao meso tempo que as dá doçura, e cria a textura de fios que é o que se quer, então aqui vai a receita básica de fios de ovos, com alguns truques e dicas à mistura.
- 5 Gemas
- 500gr de Açúcar
- 500ml de Água
- Para fazer fios de ovos o ideal é usar um funil de ovos (também chamado de regador de ovos), ou um saco de pasteleiro ou funil de pasteleiro com uma saída fina. O importante é algo que deite um fio constante.
- Comece por juntar o açúcar e a água e leve ao lume num tacho pequeno em lume médio / baixo.
- Separe as gemas das claras, use as claras em outras receitas, vai passar as gemas por uma peneira / passador, isso ajuda ás gemas a ficarem suaves sem peles ou outros detritos.
- Bata as gemas até ficarem bem suaves.
- Agora coloque as gemas batidas dentro do funil, para impedir as gemas de sair pelos buracos ponha a mão a tapar os buracos.
- Quando a calda começar a espumar então está pronta para as gemas, agora com o funil deixe os fios de gema caírem na calda, tome cuidado se quer um fio constante para ter fios de ovos longos, use movimentos circulares, não ponha demasiado senão não vão cozer bem, se cobrir toda a superfície da calda já é demasiado!
- Deixe cozer uns 10 a 20 segundos (depende de quantos fios é que pôs, quantos mais, mais tempo demoram a cozer), depois com uma escumadeira retire os fios de ovos para um escorredor ou papel absorvente de cozinha, para secarem.
- Deixe os fios de ovos arrefecerem completamente, depois com as mãos separe os fios para ter uns lindos fios de ovos.
- Nota: Esta receita cria +/- 120gr de fios de ovos (depende acima de tudo do tamanho dos ovos, neste caso L)
Dicas para Fios de Ovos:
- Se quer uns fios de ovos mais leves adicione mais 1 ou 2 claras á mistura.
- Se os fios de ovos colarem, então a calda está demasiado forte, adicione um pouco de água.
- Os funis de ovos tradicionalmente são de metal mas existem á venda funis similares de plástico que também funcionam bem.
- Se for fazer muitos fios, note que a calda passado uns 10 minutos vai começar a ficar mais grossa, por isso vá adicionando um pouco de água quente para compensar a evaporação (como disse em cima calda grossa depois torna os fios peganhentos).
- Se for fazer mais fios de ovos no mesmo dia ou próximos dias, pode guardar a calda, apenas passe esta por um passador para retirar pedaços de ovos e deixa-la limpa, e quando for usar adicione um pouco de água, é também chamada de uma calda cansada (que muitas avós garantem que fazem os melhores fios de ovos).
- A mesma receita serve para fazer uma trouxa de fio de ovo, para fazer uma trouxa em vez de usar o funil vai usar uma colher de sopa e deitar em fio para dentro da calda em movimentos circulares curtos para criar fios grossos que colem entre si.
- Pode adicionar um pouco de extrato de baunilha ás gemas para criar uns fios de ovos mais baunilhados.
- A grossura e comprimentos dos fios de ovos dependem da velocidade com que mexe o funil, rapidamente criam fios finos e quebradiços, mais lentamente fios mais grossos e longos, logo o importante é encontrar o ritmo ideal para criar os fios de ovos que precisas.
- O sinal que a calda está a perder água é quando começar a borbulhar muito.
- Pode criar uma calda de fios de ovos, depois de ter os fios ovos prontos. Ponha estes numa embalagem hermética e cubra com um pouco da calda (um pouco menos que o suficiente para cobrir os fios de ovos).
- Pode guardar os fios de ovos no congelador em sacos herméticos até 6 meses.
- Se quiser que os fios de ovos fiquem mais secos e rijos leve estes ao frigorifico por um par de horas (algumas receitas pedem fios de ovos assim).