Creme de Pasteleiro | Receitas e Menus

Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe a(s) nossa(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Recheios e Coberturas

Creme de Pasteleiro

Partilhe esta receita:

creme-pasteleiro

Receita Básica para um Creme de Pasteleiro

  • 6 Gemas de Ovo
  • 200gr Açúcar
  • 80gr Farinha Maizena
  • 200ml Nata
  • 500ml Leite
  1. Começa por misturar as gemas, o açúcar, a maizena e um pouco do leite só para dissolver tudo bem.
  2. Misturar as natas com o leite e por num pequeno tacho e aquecer gradualmente até ficar bem quente (nunca ferver!!!).
  3. Depois da mistura de nata e leite estar bem quente, usa uma concha de sopa e deita uma colher destas da mistura de leite na mistura onde estão os ovos, mistura bem, depois deita mais outra concha, tu fazes isto para aquecer gradualmente os ovos sem os coagular.
  4. Depois da mistura dos ovos estar bem quente, junta tudo no tacho e leva a um lume médio/baixo e sempre a mexer sem deixar ferver até que a mistura engrosse bem, quando estiver bem cremosa retira do lume.
  5. Agora vais continuar a mexe fora do lume até o creme arrefecer, depois tapa com película aderente, mesmo a tocar no creme, para o creme não criar uma crosta, levar ao frigorífico até chegar a altura de usar.

Boas dicas para um excelente Creme de Pasteleiro

  • Creme de pasteleiro pode ser usado para rechear todo o género de produtos, desde tartes, bolos, folhados, tortas e podes cozinhar a base ou bolo e depois rechear a frio.
  • Podes criar milhares de variações, na altura de aquecer as natas e o leite podes acrescentar, casca de limão, casca de lima, casca de laranja, ou raspa de limão ou laranja, baunilha, pau de canela ou outras especiarias.
  • Podes também modificar a receita e acrescentar mais gemas e menos farinha maizena para um creme mais sólido tipo pudim de ovos ou cortar mais nas gemas e acrescentar mais farinha maizena e leite para um creme mais esbranquiçado e suave.

Deixe um comentário