- 6 Lulas (ou potas) com 1 palmo (o tubo)
- 2 cebolas médias
- 2+2 dentes de alho
- 150g de miolo de camarão
- 1/2 Chouriço alentejano
- 3+3 colheres de sopa de azeite
- Vinho branco, seco
- Sal, pimenta preta, pimentão doce, noz moscada e coentros frescos.
- Tosta ralada clara
Amanhe as lulas deixando a pele e as “barbatanas”.
Coza as cabeças durante cerca de 25minutos (40m para as potas).
Pique uma cebola e dois dentes de alho e refogue-os em 3 colheres de sopa de azeite, junte as cabeças cortadas em pedaços e o chouriço em pequeníssimos cubos, tempere com sal, pimenta preta e pimentão doce e um pouco de noz moscada raspada no momento.
Envolva e deixe fritar ligeiramente até não sobrar qualquer líquido aquoso.
Junte então o miolo de camarão e os coentros,junte o sumo de limão.
Deixe evaporar o sumo quase completamente e envolva tudo com três colheres de sopa de tosta ralada. Encha os tubos com este recheio apenas até pouco mais de metade e feche-os com um palito.
Refogue a outra cebola e os alhos no restante azeite. Tempere com sal, pimenta e ponha as lulas recheadas neste refogado.
As lulas reduzem e começam a libertar muito líquido o que deve ser encorajado, picando-as com um palito aguçado, muitas vezes de cada lado para facilitar a saída de líquido.
Esta operação faz-se até ao fim da confeção. Sempre que este líquido acabar e começar a fritar a lula, junta-se um pouco de vinho para não deixar queimar.
Ao fim de 20-30 minutos as lulas estão com uma bela cor dourada e já não deitam líquido quando espetadas. O cozinhado está pronto.