O Cozido de Grão é um prato típico muito apreciado no Alentejo. É preparado com grão-de-bico, diversos legumes e vários tipos de carne.
O Cozido de Grão pode ser preparadas com carne de borrego ou de porco e enchidos, no que diz respeito às carnes, e batata, cenoura, abóbora e cebola, no que diz respeita aos vegetais, para além do próprio grão. Pode-se ainda incluir pão alentejano duro cortado em fatias para fazer as sopas. O Cozido de Grão é ainda temperado com hortelã, a qual lhe confere um sabor muito característico.
Quanto ao processo de confeção do cozido de grão, primeiramente, põe-se o grão em água e sal durante 12 horas, e posteriormente, este é cozido. Numa panela com água suficiente colocam-se as carnes e os enchidos (toucinho, chouriço, farinheira) e leva-se ao lume a cozer. Depois das carnes estarem cozidas, retira-se a água. Arranjam-se e lavam-se as vagens, as batatas e a abóbora cortada em bocados e deitam-se na água onde se cozeram as carnes, assim como o grão escorrido.
De seguida, cortam-se as carnes em bocadinhos, que se dispõem numa travessa juntamente com o grão, as vagens, as batatas e a abóbora, e ainda, espalham-se por cima alguns raminhos de hortelã. Por último, corta-se o pão alentejano duro em fatias, juntando-se o caldo a ferver sobre as mesmas.
A quantidade dos legumes (cenoura, batata e feijão verde), dos enchidos (chouriça, morcela e farinheira) e das carnes indicadas podem ser alteradas consoante o gosto de cada um. Pode juntar carne de vaca, galinha, perú, entrecosto, entremeada, etc., assim como outros tipos de enchidos.
- 500 gr grão demolhado de véspera
- 1 chouriço de carne de preferência alentejano
- 1 farinheira
- 1 morcela de assar
- 500 gr toucinho e/ou outras carnes a gosto
- 200 gr feijão verde
- 3 cenouras
- 300 gr batatas
- 1 ramo hortelã
- sal
- piri-piri a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 2 cebolas médias ou 1 cebola grande picada
- Deixe o grão a demolhar em água, cerca de 12 horas.
-
Junte as carnes, o chouriço, a morcela, a farinheira, a cebola e o alho picados e o grão demolhado e deixe cozer cerca de 20 minutos na panela de pressão ou cerca de 2 horas numa panela normal.
-
Passado este tempo desligue o fogão e quando a panela já não tiver pressão, abra-a, verifique se a carne e os grãos estão cozidos.
-
Note que a carne por vezes demora mais tempo a cozer. Nesse caso retire os grãos e deixe cozer mais um pouco a carne.
-
Enquanto o grão e as carnes cozem, arranje o feijão verde cortando aos bocados com cerca de 1 centímetro de comprimento.
-
Corte as cenouras em 4 no sentido do comprimento e a seguir em bocadinhos pequenos.
-
Corte também a batata aos bocadinhos pequenos.
-
Quando estiver tudo cozido retire as carnes para uma travessa e acrescente os legumes ao grãom junte o piri-piri e retifique o sal a gosto.
-
Volte a ligar o lume apenas para cozer os legumes.
-
Corte as carnes e os enchidos em pequenos pedaços de tamanho para ir ao prato.
-
Junte as carnes e os enchidos aos legumes já cozidos e deixe ferver entre 7 a 10 minutos para misturar os sabores.
-
Desligue o lume e junte um ramo de hortelã.
-
Deixe repousar cerca de 5 minutos o seu cozido de grão à alentejana e sirva com a quantidade de caldo a gosto.
-
Coloque colher, faca e garfo para uma refeição verdadeiramente à moda do campo.
- Para obter um caldo mais cremoso, pode optar por colocar a farinheira junto com o grão e as outras carnes como indicado na receita.
- Se pretender servir a farinheira em rodelas como o chouriço e a morcela, opte por colocar a farinheira apenas quando juntar os legumes. Neste caso coloque um palito em cada ponta para deixar cozer a farinheira sem rebentar.