- 2 Kg de Cabrito (pequeno)
- 2 unidades de Limão
- Sal grosso q.b.
- 0,5l de Vinho branco (verde) de Ponte Lima
- 1 colher de sopa de Colorau/Pimentão
- 1 folha< de Louro /li>
- 2 dentes de Alho
- 1,5l de Água
- 0,5kg de Batatas
- 2 colheres de Banha de Porco
- 300gr de Arroz (carolino)
- Rebentos de Carqueija q.b.
- 250gr de Galinha de Campo
- 100gr de Presunto da Montaria
- 3 unidades de Cebola
- 1 unidade de Ramo de Salsa
- 1 molho de Grelos
- 1 unidade de Laranja
Amanha-se o Cabrito e corta-se em pedaços. Escalda-se em água, para retirar o sabor e cheiro característico desta carne, deixa-se arrefecer e coloca-se numa boa vinha de alhos, durante 24 horas.
No dia seguinte prepara-se uma assadeira de barro, em que se coloca previamente, o cabrito numa base de cebola, salsa, azeite e banha de porco (q.b.).
Depois de tudo pronto rega-se com um bom vinho branco verde e vai ao forno durante 60 minutos, preferencialmente em forno a lenha, não sendo possível no forno elétrico/gás, a uma temperatura média de 180º.
Vai-se voltando as peças de carne e regando com a vinha de alhos. Mais ao menos a meio tempo colocam-se as batatas que ficam a assar até ao fim.
Para o Arroz de Carqueija, estala-se a cebola, junta-se o arroz (carolino), refoga-se o arroz, de seguida coloca-se o caldo, previamente preparado.
O caldo é produto da cozedura de uma galinha do campo e um pedaço de presunto da Montaria. Põe-se no caldo uma boa manada de rebentos de carqueija bem lavados,1 cebola e 1 ramo de salsa, temperando de sal.
Para 300gr de arroz são necessários mais ou menos 600gr de caldo.
Lavam-se os grelos, cozem-se em água com sal, depois de cozidos salteiam-se em azeite e alho.