- 250 a 270g de batata doce cozida (uma batata média grande)
- 300g de açúcar
- 5 ovos
- 125g de amêndoa laminada (70g + 55g)
- 60g de farinha de trigo
- 1 colher rasa de sobremesa de canela
- 1 pitada de erva-doce (opcional)
- Começar por cozer a batata-doce (deve sempre ser cozida com casca para não escurecer). Depois de cozida, retirar a pele e esmagar com a ajuda de um garfo. Reservar.
- Aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro retangular (usei um de 25×35). Untar com margarina, depois forrar com uma folha de papel vegetal e untar novamente com margarina. Reservar.
- Levar ao lume uma frigideira anti-aderente a aquecer. Quando estiver quente colocar as amêndoas laminadas até começarem a alourar. Desligar o lume e retirar 70g. Deixar as restantes na frigideira juntando açúcar e canela a gosto. Reduzir as 70g a farinha de amêndoa com a ajuda de um robot de cozinha.
- Numa taça ou robot de cozinha colocar o puré de batata-doce, os ovos e o açúcar. Bater muito bem até estar uma massa fofa. Juntar a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, a canela em pó e a pitada de erva-doce (por opção). Bater tudo novamente, numa velocidade reduzida, até todos os ingredientes estarem integrados.
- Colocar a massa no tabuleiro já preparado e levar ao forno por 15 minutos.
- Numa superfície plana, colocar um pano de cozinha ligeiramente húmido, e espalhar por cima as amêndoas com açúcar e canela que estavam reservadas.
- Depois da torta cozida, retirar do forno, deixar arrefecer uns 5 minutos e desenformar sobre o pano com as amêndoas. Enrolar a torta de seguida e deixá-la enrolada dentro do pano enquanto arrefece.
- Depois é só retirar o pano com cuidado e passar a torta para a torteira ou travessa de servir.