Torta de Batata-Doce com Amêndoa | Receitas e Menus

Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe a(s) nossa(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Tartes e Tortas Doces

Torta de Batata-Doce com Amêndoa

Partilhe esta receita:
Sending
Classificação:
0 (0 votes)

torta-batata-doce-amendoa

  • 250 a 270g de batata doce cozida (uma batata média grande)
  • 300g de açúcar
  • 5 ovos
  • 125g de amêndoa laminada (70g + 55g)
  • 60g de farinha de trigo
  • 1 colher rasa de sobremesa de canela
  • 1 pitada de erva-doce (opcional)

 

Começar por cozer a batata-doce (deve sempre ser cozida com casca para não escurecer). Depois de cozida, retirar a pele e esmagar com a ajuda de um garfo. Reservar.

Aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro rectangular (usei um de 25×35). Untar com margarina, depois forrar com uma folha de papel vegetal e untar novamente com margarina. Reservar.

Levar ao lume uma frigideira anti-aderente a aquecer. Quando estiver quente colocar as amêndoas laminadas até começarem a alourar. Desligar o lume e retirar 70g. Deixar as restantes na frigideira juntando açúcar e canela a gosto. Reduzir as 70g a farinha de amêndoa com a ajuda de um robot de cozinha.

Numa taça ou robot de cozinha colocar o puré de batata-doce, os ovos e o açúcar. Bater muito bem até estar uma massa fofa. Juntar a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, a canela em pó e a pitada de erva-doce (por opção). Bater tudo novamente, numa velocidade reduzida, até todos os ingredientes estarem integrados.

Colocar a massa no tabuleiro já preparado e levar ao forno por 15 minutos.

Numa superfície plana, colocar um pano de cozinha ligeiramente húmido, e espalhar por cima as amêndoas com açúcar e canela que estavam reservadas.

Depois da torta cozida, retirar do forno, deixar arrefecer uns 5 minutos e desenformar sobre o pano com as amêndoas. Enrolar a torta de seguida e deixá-la enrolada dentro do pano enquanto arrefece.

Depois é só retirar o pano com cuidado e passar a torta para a torteira ou travessa de servir.

Deixe um comentário