A segada, ou ceifa, era feita de sol a sol e esta era a sopa que era levada aos trabalhadores rurais, habitualmente, à hora do almoço.
- 240 gr de bacalhau
- 8 dl de água
- 4 dentes de alho
- 2 dl de azeite
- 1 colher de chá de pimentão-colorau
- 250 gr de pão caseiro
- sal q.b.
Coze-se o bacalhau depois de demolhado. Para uma tigela corta-se o pão às fatias finas. Molham-se com água da cozedura do bacalhau a ferver. Por cima coloca-se o bacalhau desfiado. Leva-se ao lume o azeite com o colorau e fritam-se os dentes de alho esborrachados. Regam-se as sopas com o azeite a ferver.
OU
- 240 g de bacalhau
- 4 dentes de alho
- 8 dl de agua
- 2 dl de azeite
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- 250 g de pão de trigo (duro)
- sal
Demolhe o bacalhau na vespera e coza-o na água a ferver, por uns dez minutos, de modo a ficar lascado, mas não desfeito. Retire o bacalhau, para o desfiar, e mantenha a água a ferver.
Corte o pão em fatias finas e mergulhe-as na água da cozedura, verificando que ainda está a ferver. Depois, junte-lhe o bacalhau desfiado e apague o lume.
À parte, frite em azeite bem quente os alhos inteiros, esmagados, e tempere com o pimentão-doce. Regue com este molho, mexa ligeiramente, retifique o sal e está pronto a servir. Guarneça as sopas com ovos cozidos cortados às rodelas.
Dica: Coe a água da cozedura do bacalhau, para eliminar eventuais peles e espinhas, antes de introduzir as fatias de pão.