- 6 coxas de frango, sem pele nem osso
- sal e pimenta q.b.
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 colher de chá de coentros em pó
- 3 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 1 limão
- 4 colheres de sopa de iogurte natural
- 3 colheres de sopa de azeite
- pão pita (usei tortilhas de trigo)
- legumes a gosto (alface, cenoura ralada, pepino em tiras, couve roxa em juliana fina)
- 1 iogurte grego natural
- sumo e raspa de meio limão
- sumo e raspa de uma lima
- sal e pimenta q.b.
- Numa taça coloque o iogurte natural, acrescente os cominhos, o pimentão doce, os coentros em pó, o alho bem picadinho, sumo e raspa do limão e o azeite. Misture bem.
- À parte, tempere as coxas de frango com sal e pimenta e depois transfira-as para a taça da marinada que preparou anteriormente.
- Junte a folha de louro, a raspa do limão e o sumo do mesmo.
- Esfregue bem as coxas de frango na marinada. Cubra com película aderente e coloque no frigorífico, preferencialmente, de um dia para o outro (mas pelo menos deixe a carne marinar 45 minutos a 1 hora).
- Coloque as coxas de frango em espetos normais para espetadas. Aperte bem a carne e use dois espetos para ficar mais seguro.
- Depois aqueça um grelhador e coloque o frango a grelhar. A ideia é controlar o calor e deixar a carne grelhar lentamente, por isso rode o espeto a cada 1 minuto.
- Se acharem que a parte exterior está a ficar muito cozinhada, poderão trinchar essa carne, tal como vemos fazer nas food trucks de kebabs.
- Dependendo do país, a shawarma pode ser servida em pão pita ou pão ázimo. Eu tinha tortilhas e optei por servir assim.
- Prepare os legumes que servi individualmente, temperados com sal, um pouquinho de azeite e vinagre.
- Faça ainda um molho simples de iogurte
- Para isso coloque o iogurte grego numa taça e adicione o sumo e raspa do meio limão, bem como, o sumo e raspa de lima. Tempere com sal e pimenta. Depois é só retificar os temperos e servir.
- Uma nota para o molho, se gostarem de picante, acrescente umas gotas e terão uma explosão de sabores com o picante e os sabores cítricos.