- Cabrito de leite
- Cebola
- Alhos
- Colorau*
- Louro
- Sal e pimenta
- Banha de porco
- Manteiga ou margarina
- Vinho branco, seco
- Batatinhas de assar
- Grelos cozidos
- Tempere a carne dos dois lados com sal, pimenta, alhos em fatias ou esmagados, louro, colorau* e disponha-a sobre rodelas de cebola no fundo do tabuleiro.
- Distribua em seguida pedaços de banha e manteiga (ou margarina) sobre a carne.
- Cubra o espaço existente no tabuleiro com batatinhas de assar com casca, salpique tudo com umas gotas de vinho branco e leve a forno quente por cerca de 15m, reduzindo em seguida para 150ºC por mais ou menos uma hora ou até carne e batatas estarem bem cozinhadas e louras a seu gosto.
- Durante este tempo vá borrifando o assado com pequenas quantidades de vinho branco, de modo a nunca deixar queimar o molho.
- Sirva com grelos cozidos ou outro verde a seu gosto.
Notas:
- O colorau, que na prática não se diferencia do pimentão doce e da paprica, podendo ser usado, indiferentemente, qualquer deles, não é sobreponível nem substituível por massa de pimentão.
- Apesar de se tratar de produtos do mesmo fruto, o pimento maduro (capsicum), o efeito culinário é muito diferente, sendo a massa de pimentão um produto cru, de salmoura, apropriada para a carne de porco e o pimentão doce um produto que levou calor na sua desidratação e que perdeu todas as características do pimento fresco e se tornou apropriado para outras carnes, peixes, etc.
- Vai sendo, no entanto, cada vez mais comum, o uso indiscriminado de massa de pimentão, como se de mais-valia se tratasse mas sendo, muitas vezes, simplesmente o arruinar de todo um prato que até podia resultar muito bem.