Massa:
- 250g de farinha
- 1 colher sopa de açúcar
- 170g manteiga com sal, muito fria e cortada em cubos
- 120ml de água gelada
Maçãs:
- 4 maçãs Granny Smith
- 100g de açúcar
- 60g manteiga bem fria, em cubos pequenos
- ½ medida de compota de pêra (peneirada depois de aquecida)
- 2 colheres sopa de água (ou rum ou Calvados)
Ponha a farinha e o açúcar no recipiente de um robô de cozinha equipado com a lâmina de metal (ou numa tigela, se for fazer com um garfo). Pulse por uns segundos, para combinar bem. Acrescente a manteiga e pulse 10-12 vezes, até que a manteiga esteja em pedaços pequenos, do tamanho de ervilhas (se fizer com um garfo o objectivo é o mesmo – não use os dedos para não derreter a manteiga com o calor das mãos). Adicione a água gelada e pulse até que se forme uma massa. Transfira para uma superfície enfarinhada e amasse rápida e levemente, só até formar uma bola. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico por pelo menos 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Numa superfície levemente enfarinhada, estenda a massa até formar um rectângulo de 25x35cm. Com uma faca afiada acerte as laterais. Transfira a massa para o tabuleiro pré-preparado e leve ao frigorífico enquanto prepara as maçãs.
Descasque as maçãs, corte-as ao meio e, com uma colher de sobremesa, remova os caroços. Corte as maçãs em fatias com aproximadamente 0,5cm de espessura. Coloque-as sobre a massa, levemente sobrepostas, fazendo diagonais até que toda a massa esteja coberta de maçã. Polvilhe com o açúcar e espalhe os cubinhos de manteiga gelada.
Leve ao forno por 30-40 minutos (varia muito de forno para forno) até que a massa esteja dourada e as maçãs comecem a parecer levemente tostadas. A meio do tempo, rode o tabuleiro. Os sucos das maçãs vão queimar no fundo do tabuleiro – é normal e não vai alterar o sabor da tarte. Transfira a tarte para uma tábua de madeira ou para um prato rectangular, cuidadosamente (fiz isto assim que tirei a tarte do fundo, para que o caramelo não solidificasse e a deixasse completamente colada ao papel).
Quando a tarte estiver pronta, aqueça a compota com a água e coe para remover os pedaços. Pincele toda a tarte com esta mistura. Sirva morna ou à temperatura ambiente.