Esta receita tradicional de de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, é conhecida como Bolos Económicos ou Azeiteiros, ambas as designações perfeitamente enquadradas nas características destes bolos. São bolinhos de confeção muito simples, feitos com ingredientes tradicionais e cuja receita rende muito, o que faz com que sejam efetivamente bolos económicos. Já a designação de Azeiteiros se relaciona com a quantidade de azeite empregue na sua confeção.
São bolos secos, mas muito fofinhos, sendo ótimos para saborear ao lanche ou simplesmente a acompanhar uma chávena de chá. Aguentam-se vários dias, guardados numa boleira.
- 6 ovos inteiros
- 0,5 l de leite morno
- 0,25l de azeite morno
- 1 cálice de aguardente
- 500g de açúcar
- 1 colher de sopa de canela
- Raspa da casca de uma laranja
- 2 colheres de chá de fermento químico
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 Kg de farinha
- 1 gema de ovo, canela e açúcar de pasteleiro para polvilhar
- Poderão ser enriquecidos com frutos secos triturados. Eu optei por amêndoa. – 100g
- Numa batedeira, bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo. Juntar a aguardente, a canela, a raspa de casca de laranja, o leite e o azeite, ambos mornos, sempre a bater.
- Acrescentar depois o bicarbonato e o fermento. Finalmente, acrescentar a farinha aos poucos, alternada com a amêndoa.
- Se necessário, acrescentar um pouco mais da farinha até a massa ficar consistente, mas mole.
- Num tabuleiro forrado com papel vegetal, colocar bolinhas de massa tendidas com uma colher de sorvete ou, na falta desta, com uma colher de sopa.
- Devem ficar afastadas entre si, cerca de 3cm pois os bolinhos crescem bastante.
- Pincelar com gema de ovo e polvilhar com açúcar de pasteleiro e canela.
- Levar ao forno a 200ºC cerca de 15 a 20’ ou até os bolinhos estarem dourados. Se se usar 2 ou mais tabuleiros, devem trocar-se as posições entre si, a meio da cozedura.
- Originalmente, são cozidos em forno de lenha mas, quem não tem acesso ao dito como eu, não tem alternativa senão cozer em forno eléctrico.
- Quando estiverem no prontos, colocá-los numa rede até arrefecerem.
- Nota: Estes bolinhos mantêm-se comestíveis durante bastante tempo se, devidamente acondicionados quando forem guardados (em latas ou sacos de plástico com fecho).