- 1 peru ou meio ou mesmo só 1 perna
- 4 laranjas
- 1 limão
- 50 g de margarina
- sal q.b.
- 200 g de açúcar
- caldo de galinha
Para a guarnição:
- 0,5 l de água
- 100 g de banha
- 300 g de farinha
- 0,5 kg de batatas
- sal e pimenta q.b.
- ovos q.b.
Na véspera, limpe e lave o peru, pique-lhe a carne com uma agulha metálica ou com um garfo, coloque-o num alguidar com água e sal, junte-lhe rodelas de 1 laranja e de 1/2 limão e deixe assim de um dia para o outro.
No dia, escorra o peru, coloque-o num tabuleiro, deite-lhe por cima a margarina derretida, as rodelas de laranja e um pouco de caldo de galinha.
Leve ao forno a assar. Regue uma vez por outra com o molho ou com mais caldo até estar bem assado.
Com o açúcar e o resto das laranjas e o sumo de meio limão prepare uma geleia de laranja. Utilize uçúcar em ponto feito com um pouquinho de água e o sumo e as cascas de laranja (estas cortadas em tiras fininhas) e o sumo do meio limão, deixe ferver até ficar em ponto de geleia e retire.
Prepare também sonhos de batata. Coza as batatas e reduza-as a puré.
Num tacho, leve ao lume a água, a banha e o sal e, quando ferver, junte a farinha de uma só vez, mexa com colher de pau até se descolar e fazer uma bola de massa, retire do lume, deite num alguidar e deixe arrefecer. Junte-lhe depois o puré, amasse muito bem e junte ovos, um a um, até obter massa como a dos sonhos, bem batida.
Frite às colheradas em óleo quente.
Sirva o peru, trinchado ou não, com o doce por cima e os sonhos de batata em volta. Pode completar com ervilhas ou salada e, se quiser, decore com fios de ovos e cerejinhas.