As Brisas do Lis são os bolos tradicionais de Leiria, feitos de açúcar, ovos e amêndoa, e há também quem os conheça como Brisas de Santa Ana.
Os bolos integram a grande lista de doçaria conventual portuguesa. Ou seja, criados a partir da imaginação e talento gastronómico de freiras, que estavam no convento de Santana, que entretanto foi demolido.
Como a receita foi passada a uma das devotas – que era proprietária do café Colonial, o mais antigo da cidade de Leiria – a sua preparação foi tornando-se conhecida.
Hoje em dia, existem casas que são verdadeiras especialistas a confecionarem esta doce delícia. Diz-se que foi com base nas Brisas do Lis (nome do rio de Leiria), que foram criados no Brasil os famosos Quindins, trocando o côco pela amêndoa.
Veja a seguir duas variantes desta receita:
- 500g de açúcar fino
- 2 dl de água
- 6 ovos inteiros
- 6 gemas
- 200g de amêndoa moída
- Manteiga para untar
- Açúcar para polvilhar
- Ligue o forno a 200º, barre pequenas formas com manteiga e polvilhe com açúcar. Deite o açúcar para um tacho, junte a água, mexa e leve ao lume.
- Quando estiver a ferver, marque 3 minutos e desligue o lume.
- Deixe arrefecer um pouco, junte a amêndoa, a calda do açúcar e deixe arrefecer, numa tigela misture muito bem os ovos com as gemas mas sem bater, depois junte aos poucos a mistura da amêndoa e mexa delicadamente, divida a mistura pelas formas sem encher demasiado e coloque as formas num tabuleiro fundo, junte ao tabuleiro água fria até atingir metade das forminhas.
- Leve ao forno durante 25 minutos, depois retire do forno, deixe arrefecer um pouco dentro do tabuleiro, depois desenforme e sirva frio.
Opção nº 2
- 8 gemas
- 2 ovos inteiros
- 250 g de açúcar
- 100 g de miolo de amêndoa
- 100 ml de água
- Manteiga derretida: 1 colher de sopa
- Se tiver amêndoas inteiras, tem de escaldá-las, tirar a pele e reduzi-las a farinha.
- Misture o açúcar e a água no lume e deixe ferver durante 3 minutos – até ao ponto pérola.
- Retire a calda do lume e adicione as amêndoas em farinha. Deixe arrefecer.
- Junte as gemas e todos os outros ingredientes em calda e a manteiga.
- Misture bem até ficar tudo interligado.
- Unte as pequenas formas com margarina e coloque o preparado – mas não encha totalmente. Deixe cerca de 1 cm livre, para que o bolo não transborde da forma ao cozer (encha só dois terços da forma).
- Aqueça o forno (200º) e coloque no tabuleiro água quente, onde vai colocar as formas (a cobrir metade das formas)
- A cozedura é de cerca de 15 a 20 minutos e deve o bolo estar bem solidificado.
- Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme e sirva as Brisas do Lis em formas de papel.