- 4 batatas médias
- 1/2 cebola pequena
- 2 colheres sopa de queijo a gosto
- sal e pimenta
- azeite
- alecrim
- Lave as batatas e pique-as com um garfo. Pincele com azeite, tempere de sal e leve-as a assar em forno moderado (180ºC) durante 1 hora.
- Assim que as batatas estiverem cozinhadas retire-as do forno, corte-as ao meio no sentido do comprimento e escave cuidadosamente com uma colher o seu interior . Reserve.
- Entretanto leve ao lume um pouco de azeite e refogue aí a cebola picada. Junte a polpa da batata escavada anteriormente e previamente esmagada com um garfo, o queijo, tempere com alegrim, sal e pimenta.
- Volte a encher a cavidade das batatas com este preparado.
- Decore com pimenta e folhas de alecrim.
- Sirva quente com uma carne assada, por exemplo.
Opção nº 2
- 4 batatas muito grandes e não muito deformadas
- 100 g de margarina
- 60 g de farinha de trigo
- 2,5 dl de leite
- 1 chávena de leite para o puré
- 600 g de carne de 2ª, limpa
- sal, pimenta, noz-moscada
- 1/4 de limão
- 1 gema de ovo
Para cozer a carne:
- 1 cebola pequenina
- 1 pedacinho de cenoura
- 12 grãos de pimenta
- 1 folhinha de louro
- Lave muito bem a carne, limpe-a de gorduras e ponha-a a cozer em água suficiente, temperada com sal, a cebola pequenina, o pedacinho de cenoura, a pimenta em grão e a folhinha de louro.
- Logo que comece a ferver, vá-lhe retirando a espuma que vem ao de cima.
- Em seguida, lave muito bem as batatas e dê um golpe com cerca de 1 cm de profundidade, na parte de cima de cada batata, como quem prepara uma tampa (e de facto assim é).
- Deite um pouco de sal grosso num tabuleiro, coloque as batatas sobre o sal e leve-as a assar em forno médio, cerca de 1 h, até que ao apertá-las se note que estão cozidas.
- Retire-as do tabuleiro, limpe o sal que lhes vem agarrado e retire as tampas que saem com facilidade. Em seguida, com os dentes de um garfo, retire-lhes quase toda a polpa interior mas conservando as caixas inteiras.
- Passe o puré obtido pelo passe-vite e ligue-o com 1 colher de margarina e um pouco de leite mas de modo que não fique mole.
- Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
- Retire a carne depois de cozida, deixe-a arrefecer um pouco e corte-a em cubos ou tiras pequeninas. Passe pelo passador o caldo onde cozeu e aproveite-o para sopas ou molhos.
- Deite a restante margarina num tachinha, deixe aquecer e deite-lhe a farinha de trigo; mexa muito bem e junte os 2,5 dl de leite quente, em fio, e mexendo sempre.
- Junte também 2,5 dl do caldo de cozer a carne. Mexa bem, deixe levantar fervura, retire do lume e tempere a seu gosto com sal, pimenta, noz-moscada e umas gotas de sumo de limão.
- Separe 1/5 do molho branco e misture muito bem a carne picada com o restante molho e um pouco de puré de batata. Ao 1/5 do molho que separou, adicione 3 colheres (sopa) de caldo e 1 gema de ovo e mexa muito bem.
- Encha as caixas de batata com a carne picada.
- Com o saco e boquilha, trace uma orla de puré em volta da abertura das caixinhas das batatas.
- Deite o molho que separou sobre o recheio, polvilhe com pão ralado ou queijo.
- Leve ao forno muito quente a alourar. Sirva, decorando com folhas de alface, beterraba, tomate, azeitonas, rabanetes, enfim: o que tiver disponível.
- As tampas podem ser colocadas sobre as aberturas, em posição inclinada, como tampa a abrir.
- Dicas: Pode preparar esta receita com peixe ou marisco, sendo nesse caso conveniente adicionar ao creme um pouco de molho de tomate ketchup. Esta receita é óptima para aproveitar restos de carnes frias, carnes cozidas, frango, etc.
Opção nº 3
- 4 batatas grandes
- 2 colheres de creme fraiche
- sal fino
- pimenta moída
- noz moscada moída
- 1 colher de sopa de cebolinho fresco picado
- Lavar bem as batatas com casca. Levar as batatas a assar ao micro-ondas na potencia máxima ± 25 minutos (depende do tamanho da batata e da potencia do micro-ondas).
- Assim que estejam cozinhadas, retirar do micro-ondas, fazer um corte longitudinalmente e retirar o interior da batata para uma taça com uma colher.
- Na taça juntar o creme fraiche, o sal, a pimenta e a noz moscada; amassar tudo de modo a parecer um puré.
- Finalmente adicionar o cebolinho.
- Rechear as batatas com esta pasta e levar ao micro-ondas durante uns 5 minutos.
- Retirar e servir.