Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, avalie e compartilhe a(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Carne de Vaca

Tournedos Rossini

Partilhe esta receita:

O Tournedos Rossini é um centenário prato francês criado pelo grande chef Marie-Antoine Carême, o “chef dos reis e o rei dos chefs” que viveu entre 1784–1833 e inventou a “haute cuisine” (alta gastronomia). Esse prato, famoso e servido até hoje, foi criado em homenagem ao compositor italiano Gioachino Rossini autor da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”.

A receita do Tournedos Rossini é simples mas leva ingredientes sofisticados. Ele é basicamente um alto filé mignon servido com uma generosa fatia de foie gras por cima e um delicioso molho feito com vinho, demi glacê e algumas lascas de trufas. Se você não encontrar as trufas pode substituí-las por alguns cogumelos frescos.

Originalmente, o filé é servido sobre uma fatia de pão torrado.

 

Para 4 pessoas

  • 4 tournedos de filé mignon (200g cada)
  • sal e pimenta do reino
  • 1 cl de sopa de óleo
  • 3 cl de sopa de manteiga
  • 225 g de foie gras fresco cortado em 4 partes iguais
  • 4 cl de sopa mais 2 cl de vinho Madeira
  • 2 cebolas em fatias finas
  • 1 chávena de demi-glace ou um caldo de carne reduzido
  • 1 colher de sopa de trufas picadas ou cogumelos frescos

 

Cozinhe a carne
Pré Aqueça o forno a 190

Tempere a carne com sal e pimenta e em uma frigideira aqueça 1 colher de sopa de óleo e uma de manteiga. Quando começar a espumar, frite a carne nos dois lados por aproximadamente 3 minutos e depois de estar bem dourada, transfira para uma assadeira e leve ao forno.

Asse por 7 minutos para mal passada ou 10 minutos para ficar ao ponto. Qualquer coisa além disso vai estragar o prato. Segundo o Anthony Burdain, se você gosta de carne bem passada não merece comer este prato. Mas se você quer mesmo a sua carne tostada deixe por 15 minutos e nem um segundo a mais.

Para o Foie
Tempere o foie gras com sal e pimenta do reino. Aqueça outra panela e quando estiver pelando frite as fatias de foie rapidamente, 45 segundos de cada lado. Tire da panela e reserve em papel toalha. Diminua o lume para médio médio e se estiver usando cogumelos, refogue na gordura por 3-4 minutos e em seguida junte 2 colheres de vinho madeira e reserve .

Faça o molho e sirva
Elimine a gordura da primeira panela e acrescente 1 cl de sopa de manteiga. Aqueça em lume médio-alto até espumar e em seguida adicione as cebolas picadas e refogue por 4 minutos, em seguida acrescente 4 colheres de vinho madeira e o demi-glace (ou um caldo de carne reduzido 1/3 do volume original) e reduza pela metade ou até estar com a consistência para cobrir as costas de uma colher. Ajuste o sal e a pimenta e peneire sobre uma panela pequena.

Quando a carne estiver no ponto, retire do forno e deixe descansar por 5 minutos e finalize o molho juntando os cogumelos (ou as trufas) e mais uma colher de manteiga.

Monte seu prato com o purê de batatas, o filé e por cima o foie gras. Regue com o molho e se delicie.

 

Deixe um comentário