Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, avalie e compartilhe a(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Tartes e Tortas Doces

Torta de Claras e Amêndoas

Partilhe esta receita:

  • 10 claras de ovo
  • gotas de sumo de limão ( +/- 1 colher de chá )
  • 180g de açucar (poderão aumentar mais 50g , caso gostem)
  • 150g de amêndoa triturada com ou sem casca
  • 50g de farinha de trigo

Notas: O recheio será a gosto de cada um, eu utilizei 100g de chocolate amargo, 2 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de leite.
Derrete-se em lume baixo o chocolate com a manteiga e o leite, mexe-se bem até obter um creme homogénio,  aplica-se de imediato.

 

Triture as amêndoas, misture-as no açucar e na farinha, com uma vara de arames, reserve. Bata as claras em castelo bem firme, adicionando umas gotas de sumo de limão.

Entretanto pré-aqueça o forno nos 180ºC. Unte um tabuleiro quadrado ou rectângular com margarina, forre com papel vegetal, e volte a untar o papel vegetal. Misture delicadamente a mistura seca (amêndoas, farinha e açucar) , sobre as claras, envolva com movimentos suaves, mas de forma a que fique tudo muito bem envolvido, tentando não partir as claras.

Verta o preparado para o tabuleiro, deve nivelar a massa com a ajuda de uma espátula ou similar, leve ao forno cerca de 15 minutos.

Retire do tabuleiro, segurando pelo papel vegetal, barre com o recheio a gosto, e enrole muito devagarinho com a ajuda do papel vegetal, exerça suaves pressões, parando por instantes quando está a enrolar, voltando depois a enrolar mais um bocadinho. Quando chegar ao final, mantenha a torta enrolada no papel vegetal, até esta arrefecer por completo.

Depois de fria, retire-lhe o papel vegetal e disponha-a sobre uma torteira ou prato de servir. Decorei-a com o resto de creme de chocolate, que sobrou do recheio, e polvilhei-a com lâminas de amêndoas.

 

Deixe um comentário