Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, avalie e compartilhe a(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Gastronomia da Beira Litoral

Suspiros do Convento

Partilhe esta receita:

De origem conventual, fazem parte da doçaria regional de Águeda. Feitos à base de merengue, a receita contempla poucos ingredientes.

 

Comece por aquecer o forno a 140 °C. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e unte-o com manteiga.

Entretanto, numa tigela, bata as claras com a batedeira na velocidade máxima. Quando tiverem aumentado de volume e apresentarem uma cor esbranquiçada, introduza, uma a uma, as colheres de açúcar, continuando a bater entre cada adição. Acrescente, no fim, uma colher de sobremesa de sumo de limão, para ajudar a dar consistência, e continue a bater até a massa estar em castelo bem firme.

Encha com a massa um saco de pasteleiro, de boca frisada, e faça montinhos em círculo, da altura que desejar, sobre o papel vegetal. Deixe um espaço de 5 cm entre cada suspiro, para não se colarem uns aos outros quando estiverem a cozer.

Leve o tabuleiro ao forno e, mantendo a mesma temperatura, deixe cozer durante 35 minutos ou até começarem a alourar. Não abra o forno durante a cozedura e, depois de o desligar, mantenha os suspiros durante mais 20 minutos no forno. Só então pode abrir a porta.

Retire os suspiros com uma espátula e coloque-os numa travessa. Pode servir de imediato ou guardar para mais tarde.

Dica: Se não tiver saco de pasteleiro, use uma colher de sopa para dar forma aos suspiros, que ficarão como montículos.

 

Deixe um comentário