- 4 ovos
- 2 chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de leite
- 1/2 chávena de óleo
- 1/2 chávena de cacau magro em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 200g de coco ralado
- 150g de açúcar
- 200ml de natas
- 4 claras
- 200g de chocolate negro (mínimo de 56% de cacau mas aconselho com 70%)
- 4 a 5 colheres (sopa) de leite
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha.
- Comece por preparar o recheio. Bata as claras em castelo bem firme. Sempre a bater, junte o açúcar aos poucos, as natas e por fim o coco ralado. Reserve.
- Para o bolo, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa. Adicione o leite, o óleo e bata mais um pouco. Junte o cacau e bata novamente. Por fim, envolva a farinha com o fermento.
- Verta metade desta massa na forma, espalhe cuidadosamente o recheio às colheradas e cubra com a restante massa do bolo.
- Leve a assar durante 1 hora ou até o teste do palito sair seco (no meu caso demorou 1:15h mas eu optei por deixar o centro húmido). Caso comece a tostar rapidamente, cubra a superfície com uma folha de papel de alumínio.
- Desenforme o bolo para um prato de servir, deixe arrefecer um pouco e cubra com a ganache de chocolate. Decore a gosto.
- Para a ganache de chocolate leve a derreter em banho-maria o chocolate juntamente com o leite. Mexa até obter um creme liso e verta sobre o bolo. (caso o ganache ainda esteja muito grosso, junte um pouco mais de leite)
- Pode guardar o bolo no frio ou à temperatura ambiente (se guardado no frio irá ficar mais firme e menos fofo).