Pastéis de Tentúgal

Partilhe esta receita:
Pastéis de Tentúgal
5 (100%) 1 vote

pasteis-tentugal

Para a massa:

  • 500 g de farinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 dl de água
  • sal
  • 200 g de manteiga (aprox.)
  • açúcar em pó

Para o recheio:

  • 250 g de açúcar
  • 12 gemas de ovos

 

  1. Peneira-se a farinha várias vezes para dentro de um alguidar e faz-se uma cova no meio onde se deita a manteiga (ou margarina) derretida. Mistura-se.
  2. Aquece-se a água onde previamente se dissolveu o sal. Adiciona-se a água, pouco a pouco, à farinha, trabalham-se bem todos os elementos, amassando até a massa se despregar das mãos.
  3. Molda-se a massa em bola e coloca-se num prato previamente polvilhado com farinha. Polvilha-se a massa também com um pouco de farinha e cobre-se com uma tigela aquecida.
  4. Deixa-se repousar durante 30 minutos pelo menos.
  5. Entretanto, preparam-se os ovos moles bastante espessos.
  6. Estende-se um pano sobre a mesa. Pincela-se a superfície da massa com um pouco de manteiga derretida (ou azeite) e começa a retirar-se bocadinhos de massa, que se estendem, primeiro, com o rolo, e, depois, se esticam com os dedos, tendo o cuidado de não romper a massa.
  7. Esta deve ficar tão fina como uma folha de papel de seda.
  8. Corta-se esta massa em rectângulos com 14 cm por 10 cm. As bordas de massa espessas não devem ser aproveitadas para as folhas dos pastéis.
  9. Derrete-se a manteiga (ou margarina) em banho-maria. Depois sobrepõem-se quatro folhas de massa, pincelando-as com manteiga derretida à medida que se vão sobrepondo.
  10. Colocam-se duas colheres de sopa de ovos-moles sobre o rectângulo de massa (com quatro folhas) e enrola-se o pastel.
  11. Dobram-se as pontas para cima e levam-se os pastéis a cozer rapidamente em forno forte. Polvilham-se com açúcar em pó (o chamado "açúcar inglês").
  • * Os pastéis de Tentúgal têm a reputação de serem de difícil confecção. Na realidade, a má qualidade das farinhas nem sempre proporciona uma massa suficientemente elástica para ser esticada como é necessário.
  • ** Os pastéis de Tentúgal são hoje quase exclusivamente executados em pequenas unidades comerciais que, embora artesanais, dado o seu volume de vendas, conseguem obter das moagens farinhas extraídas de trigo duro e com a qualidade indispensável ao fabrico da massa dos célebres pastéis.

1 thought on “Pastéis de Tentúgal

  1. O resultado final entre um pastel feito com margarina e com manteiga é tão grande, que devia ser proibido dar a sugestão de utilizar a margarina. É intragável, um pastel feito com ela. E foi com essa troca infeliz, que durante anos os pastéis de Tentúgal criaram má fama...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *