Não é preciso ir muito longe para ver que natas é um daqueles ingredientes omnipresentes especialmente em receitas doces, desde o mais básico chantily para os mais deliciosos gelados, não á duvida que a sua combinação de doçura e gordura é fantástica!
Aqui vão uma série de dicas boas em como usar natas na vossa cozinha:
- Natas frescas duram bem até 5 dias num frigorífico, estas devem ser guardadas em embalagens de vidro com uma tampa hermética.
- Natas como todos os lacticínios tem tendência a talhar, se forem misturar com outros ingredientes ácidos então adicionem aos poucos e só mais perto do fim para impedir ou atrasar o processo.
- Para criar natas azedas, juntem 2 colheres de chá de limão a cada chávena de chá de natas, se não tiverem limão podem usar 1/2 colher de sopa de vinagre.
- Para melhorar a consistência de um chantily, deixem as natas de véspera no frigorífico, assim depois ao bater ganham melhor consistência, também depois de bater podem voltar a pôr no frigorífico para ficarem ainda mais rijas.
- Também se a nata está fria, torna-se mais difícil transformar em manteiga e logo consegue-se bater por mais tempo.
- Para criar natas batidas mais fofas acrescenta uma clara em castelo por cada 500ml de natas.
- Por vezes as natas de pacote são mais difíceis de bater, um bom procedimento é juntar as dicas de cima e deixar elas arrefecer pelo menos 1 hora no frigorífico e depois juntar claras em castelo (e açúcar se for para fazer chantily), assim mais facilmente ficam espessas e cremosas (atenção que demasiadas claras em castelo tiram doçura e riqueza ás natas batidas).
- A nata é também muito boa para criar suavidade e doçura em diversos pratos, como puré de batata, suflés, molhos ou sopas.
- Natas batidas com cebolinho, pimenta, sal e um pouco de limão cria um molho delicioso agridoce para acompanhar batatas cozidas ou bifes.