Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, avalie e compartilhe a(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Pescada

Lombos de Pescada com Esparregado e Batatinhas

Partilhe esta receita:
Por favor aguarde...

A receita apresentada é para duas pessoas (se forem mais à mesa, basta multiplicar as doses, contando com 2 lombos por cada pessoa, o que significa entre 130 a 150 gr de peixe por pessoa).

 
  1. Depois de bem lavadas, colocar as batatinhas a cozer, com pele, em água e sal. Não as deixem muito cozidas para não se desfazerem.
  2. Assim que picarmos com um garfo e estiverem macias, podemos desligar o fogão.
  3. Enquanto as batatas cozem, tratamos do esparregado. Cortamos os pés (só mesmo a parte da raiz) aos espinafres e lavamos a verdura.
  4. Num tacho colocamos 0,5 dl de azeite e 1 dente de alho grande esmagado e picado. Quando isto estiver quente, começamos a adicionar os espinafres.
  5. Temperamos com sal (cuidado! os espinafres absorvem muito facilmente o sal, não se pode abusar) e vamos salteando até a verdura estar cozinhada.
  6. É relativamente rápido (10 m no máximo) porque os espinafres são bastantes tenros.
  7. Retiramos do tacho e, numa tábua, picamos tudo com uma faca.
  8. Voltam para o tacho, polvilhamos com 2 colheres de sopa de farinha e vamos adicionando o leite, bem como uma colher de sobremesa de manteiga para envolver. Temperamos com pimenta e noz moscada ralada.
  9. Misturamos tudo e provamos para retificar o sal. Eu provo sempre a comida, pois assim não há margem de erro. Mais vale pôr menos sal e ir acrescentando até estar bom de paladar, do que ficar com o jantar a saber a “pilha de sal”…
  10. O peixe pode ser a último elemento a ser cozinhado, enquanto tudo o resto termina.
  11. Deitamos 0,5 dl de azeite numa frigideira quente com 1 dente de alho esmagado e picado (primeiro esmago o alho porque a pele sai muito facilmente e o sabor liberta-se melhor, depois é que o pico em pedacinhos).
  12. Temperamos os lombos de pescada com sal e pimenta. Colocamos na frigideira os lombos e tostamos o peixe dos dois lados em lume relativamente alto.
  13. Chama-se a isto “selar” o peixe, ou seja, estamos a deixá-lo coradinho, sem que tenhamos que o ter muito tempo ao lume para que não fique seco.
  14. Podemos mesmo calcar um pouco com uma espátula ou garfo e são apenas 2 minutos de cada lado.
  15. Depois reduzimos o lume para médio, refrescamos com o vinho branco e deixamos acabar de cozinhar por uns 3 a 4 minutos, não mais.
  16. No fim, polvilhamos com um pouco de salsa.
  17. Depois de cozidas, escorremos a água das batatas, cortamos cada uma em duas metades e temperamos com um fio de azeite, um alho picadinho e salsa muito picadinha.
  18. Podemos fazer isto na própria panela onde cozemos as batatas, ficará quentinho até servir e serve para misturar bem as batatas com o tempero.
Por favor aguarde...

Deixe um comentário