Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, avalie e compartilhe a(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Gastronomia Minhota

Lampreia à moda do Minho

Partilhe esta receita:

 lampreia-moda-minho

Para 6 pessoas

  • 1,5 kg de lampreia
  • 2 dl de vinho maduro tinto
  • 2 dl de vinho verde tinto
  • 50 gr de presunto
  • 1,5 dl de azeite
  • 1 cebola grande
  • 1 ramo de cheiros(salsa, louro, 1 dente de alho)
  • 1 colher de sobremesa de farinha
  • sal; pimenta; salsa picada; pão torrado

 

Escalda-se a lampreia viva mergulhando-a em água a ferver (pode amarrar-se um fio à cabeça para melhor a poder retirar da água).

Raspa-se a lampreia com uma faca para se retirar a camada viscosa que a envolve e esfregar-se com uma toalha de estopa. Depois de bem raspada, lava-se em água fria corrente e coloca-se numa tigela grande juntamente com os vinhos.

Sem se retirar a lampreia da tigela, corta-se-lhe a cabeça. Em seguida faz-se um corte ao longo dos três últimos orifícios inferiores.

Faz-se um outro corte na região anal, contornando o orifício que existe junto à cauda, tendo o cuidado de não furar o tubo digestivo ou tripa para que o conteúdo deste não vá estragar o vinho e o sangue da lampreia que escorreu para o recipiente. Retira-se em seguida rápida e cuidadosamente a tripa inteira.

Corta-se a lampreia em postas de 4 a 6 cm, que se introduzem no sangue com os vinhos, e tempera-se com sal, pimenta e o ramo de cheiros. Deixa-se nesta marinada cerca de 1 hora.

Pica-se a cebola e leva-se ao lume num tacho com o azeite a  alourar levemente; juntam-se as postas de lampreia escorridas, o presunto cortado em dados e deixa-se refogar durante 10 minutos.

Em seguida rega-se com a marinada, na qual se desfez previamente a farinha. Coze-se em lume brando durante cerca de 20 minutos, tendo o cuidado de mexer de vez em quando.

Quando a lampreia estiver cozida, retira-se do tacho e deixa-se apurar o molho mais 10 minutos.Passa-se por um passador para um outro tacho e junta-se novamente a lampreia. Leva-se ao lume para aquecer.

Numa travessa colocam-se as fatias de pão torrado cortadas em quadrados e sobre cada uma delas  põe-se uma posta de lampreia.

Regua-se com o molho, polvilha-se com salsa picada e serve-se acompanhado de arroz de sutância.
À volta dispõem-se triângulos de pão torrado.

Deixe um comentário