Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe a(s) nossa(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Doçaria Conventual

Fidalguinhos

Partilhe esta receita:

Os fidalguinhos são uns biscoitos tradicionais bracarenses, cuja receita tem origem na doçaria conventual, integrando o receituário do Convento de Nossa Senhora dos Remédios de Braga.

A forma destes biscoitos assemelha-se a duas pernas cruzadas, uma sátira aos Fidalgos, os nobres hereditários, que não tinham de se esforçar para atingir o que quer que fosse.

  • 1 colher (chá) de canela
  • 100 g de açúcar
  • 2 gemas + 2 ovos inteiros
  • 300 g de farinha com fermento
  • 50 g de manteiga
  • raspa de ½ limão

Confeção:

Comece por peneirar a farinha com o açúcar.

Junte os ovos, as gemas, a manteiga, a raspa de limão e a canela, amassando muito bem. Deixe a massadescansar cerca de ½ hora.

Retire pedacinhos de massa e molde rolos finos (sensivelmente da largura do dedo mindinho), com um comprimento aproximado de 20 cm. Dobre-os depois ao meio e torça-os, fazendo tranças.

Coloque os fidalguinhos num tabuleiro untado e polvilhado com farinha.

Leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180º C, durante 15 minutos ou até os biscoitos estarem dourados. Retire-os do tabuleiro quando estiverem mornos.

Dica: Se gostar, poderá polvilhar os biscoitos com açúcar em pó e canela antes de os levar ao forno.

Deixe um comentário