Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, avalie e compartilhe a(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Polvo

Ensopado de Polvo com Chouriço e Vinho Tinto

Partilhe esta receita:
Por favor aguarde...

Coloque o polvo num tacho e junte o vinho, as folhas de louro e alguns grãos de pimenta. Leve ao lume e deixe cozinhar tapado, até o polvo estar macio.

O polvo estará no ponto quando conseguir espetar o garfo com facilidade. Reserve o caldo da cozedura, retirando as folhas de louro e os grãos de pimenta, e corte o polvo em pedaços. Reserve.

Leve um tacho ao lume e aloure o chouriço cortado em rodelas grossas. Retire, pique o chouriço grosseiramente e reserve.

Aproveitando a gordura que ficou no tacho, refogue a cebola finamente picada, 2 dentes de alho esmagados e a malagueta cortada ao meio.

Junte os tomates picados, a polpa de tomate, o pimentão doce, os cominhos e os caules dos coentros finamente picados.

Deixe refogar mexendo regularmente. Acrescente então 250ml do caldo reservado do polvo e deixe apurar. Adicione os pedaços de polvo, acerte o sal, tempere com pimenta moída na hora e cozinhe mais alguns instantes em lume brando.

No último minuto, envolva o restante dente de alho ralado. Entretanto, corte algumas fatias de broa e de pão e disponha-as numa assadeira.

Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200º até estarem douradas e estaladiças. Sirva o ensopado com as torradinhas e guarneça com o chouriço tostado e algumas folhas de coentros.

Por favor aguarde...

Deixe um comentário