Categorias

Receitas de Sobremesas

Doce de Ananás Merengado

Share

doce-ananas-merengado

  • 1 lata grande de ananás
  • 1 lata de leite condensado
  • 70 g de açúcar
  • 20 g de amido de milho (Maisena)
  • 8 gemas + 4 claras de ovo

 

Escorrer muito bem as rodelas de ananás, reservando a calda. Picar grosseiramente as rodelas de ananás e colocá-las num passador de rede com um recipiente por baixo para recuperar o líquido. Deixar escorrer durante 2 horas.
Colocar a calda de ananás e o líquido de escorrer este no copo de um liquidificador ou de uma picadora. Juntar o leite condensado, o amido de milho e as gemas. Bater muito bem, até obter um creme homogéneo.
Transferir o preparado para um tacho. Aquecer em lume muito brando, mexendo sempre com uma vara de arames até obter um creme espesso e bem ligado. Envolver o ananás picado e retirar do lume.
Transferir o preparado para um tabuleiro de louça – ou taças individuais. Deixar arrefecer por completo.
Colocar as claras e o açúcar numa batedeira. Bater as claras em castelo bem firme. Decorar a superfície do doce com as claras batidas, com o auxílio de um saco de pasteleiro – ou usar uma colher de sopa.
Colocar no forno, debaixo do grelhador bem quente, apenas até as claras batidas ficarem douradas. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico durante umas horas antes de servir.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>