Carpaccio de Polvo | Receitas e Menus

Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe a(s) nossa(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Polvo

Carpaccio de Polvo

Partilhe esta receita:
Sending
Classificação:
0 (0 votes)

Preparação do polvo

Descongelar o polvo, passá-lo por água e cozê-lo, sem água nem sal, apenas com um fio de azeite, uma cebola e um dente de alho, numa panela de pressão, contando 15 a 20 minutos desde que a panela atinge a pressão, dependendo do tamanho do polvo . 

Depois de cozido escorrer o polvo de toda a calda formada, cortar e dispensar as pontas mais finas dos tentáculos (que podem ser aproveitadas para outra confecção – por exemplo, uma salada) e enrolá-lo num pano de maneira a formar uma bola e apertar muito bem para perder o resto do caldo. Envolver em película aderente e apertar bem mantendo a forma de bola. Levar ao congelador, por 1 dia ou até querer fazer o carpaccio.

Antes de fazer o carpaccio retirar previamente o polvo do congelador para que descongele completamente no frio. 

Confecção

Fazer uma vinagreta com azeite, vinagre, sal e pimenta de moinho. Reservar.

Preparar uma salada de pimento verde, vermelho e amarelo e cebola cortados em brunesa  e juntar um pouco de salsa picada. Reservar.

Preparar uma salada em juliana com alface frisada, rúcula e agrião. Reservar.

Ter pesto e uma emulsão de coentros.

Fazer uma lamina de parmesão (ralado e derretido no forno num tabuleiro previamente untado com óleo).

Depois do polvo estar completamente descongelado e em forma de bola, cortar finamente numa fiambreira ou com uma faca muito bem afiada. Colocar as fatias num prato largo. 

Temperar, com a vinagreta, a salada de pimento e cebola, e a salada mista. Temperar o polvo com um toque de flor de sal e um pouco de pesto e emulsão de coentros. 

Empratamento

Sobre o polvo e ao meio do prato, colocar os pimentos temperados. Dispor a salada mista em volta. Partir a lamina de parmesão e enfeitar. Deixar cair algumas gotas de pesto e emulsão sobre os vegetais e servir.

 

OU

 

  • 1,5 kg polvo congelado
  • 1 folha de louro
  • 100 g cebola
  • 1 malagueta
  • 50 g coentros
  • 1 limão
  • 1 c. de sopa mostarda
  • 2 c. de sopa azeite
  • 4 folhas de gelatina
  • 300 g ervilhas congeladas
  • 1 c. de sopa sal
Ponha ao lume uma panela com o polvo, a folha de louro, a cebola, a malagueta, 2 dl de água e leve a cozer até ficar tenro.
 
Corte uma garrafa de plástico de 1,5 l ao meio e aproveite a parte de baixo. Escorra o polvo, reservando 2 dl da água da cozedura, e coloque-o inteiro dentro da metade da garrafa reservada, calcando bem. Prense com um peso e leve ao frigorífico de um dia para o outro.
 
No dia de servir, separe as folhas dos talos dos coentros, pique as folhas e adicione-as ao sumo de limão misturado com a mostarda e o azeite. Envolva bem e reserve.
 
Ponha as folhas de gelatina de molho. Descongele as ervilhas em água a ferver temperada com a colher de sal, escorra-as e deixe arrefecer.
 
Escorra a gelatina, derreta-a no microondas e misture-a na água do polvo reservada, envolvendo bem.
 
Divida as ervilhas por 6 forminhas de queques, encha-as com a mistura de água e gelatina e leve ao frigorífico para solidificar.
 
Retire o polvo da garrafa e corte-o em fatias muito finas. Sirva-o com a vinagreta de coentros e o aspic de ervilhas.

Deixe um comentário