Bife à Chateaubriand

Partilhe esta receita:
Bife à Chateaubriand
5 (100%) 1 vote

O chateaubriand (na França também escrito châteaubriant) é um bife de lombo de vitela, muito grosso, assado na grelha, de cor rosada no interior e servido acompanhado de legumes verdes (ervilhas, feijão-verde etc). Este prato é uma especialidade francesa inventada pelo escritor e diplomata Visconde de Chateaubriand. Inicialmente era um bife do lombo delicadamente recheado. Hoje é simplesmente uma espécie de steak duplo rodeado de legumes.

 

  • 1 bife do lombo de vitela (200 grs)
  • 30 grs de manteiga
  • sal
  • pimenta
  • 2 colheres de sopa de vinho do Porto

Numa frigideira leve a manteiga a lume vivo e aloure o bife dos dois lados. A meio da cozedura reduza o lume e tempere com sal grosso e pimenta moída na altura.

Quando o bife estiver pronto, retire da frigideira e conserve em sítio quente. À gordura que ficou na frigideira junte o vinho do Porto e um pouco de água. Deixe ferver cerca de 5 minutos. Retire do calor e passe o molho por um passador. Deite-o sobre o bife.

Acompanhe com legumes verdes (ervilhas, feijão-verde, etc)

 

Poderá optar por esta versão mais elaborada...

 

  • 500 g a 750 g de lombo
  • 2 grandes champignons Portobello, lavados e com casca
  • 2 dentes de alho (opcional)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Manteiga
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • ½ chávena de vinho Madeira (ou vinho tinto, se você preferir)
  • Sal e pimenta-preta

 

Peça no talho para retirar um corte da parte mais grossa do centro do filé mignon e tirar qualquer nervo ou gordura.

Enrole a carne em filme plástico e enrole as extremidades quando for para casa.

Refrigere a carne por 24 horas.

Numa frigideira grande de ferro fundido ou aço -- uma sem o cabo de madeira ou de plástico que possa ir dentro do forno. Se você não tiver uma de tamanho grande, use uma de tamanho médio, levemente untada, e uma frigideira para o cozimento no fogão.

Pre-aqueça o forno a 230 °C. Se estiver usando assadeiras diferentes para cozinhar, coloque-as no forno para aquecerem.

Retire a carne da embalagem plástica e tempere com pimenta-preta.

Coloque a assadeira que será usada no forno sobre lume médio-alto e adicione 2 colheres de sopa de azeite. Permita que fique bastante quente, até começar a sair fumo.

Mantenha a temperatura alta e adicione o filé à assadeira, e deixe fritar um pouco de cada lado da carne. Isso deve levar apenas um ou dois minutos no máximo para alcançar um selo dourado crocante.

Coloque a assadeira diretamente no forno (ou transfira para a assadeira pré-aquecida) na prateleira no meio e deixe assar por 10 a 15 minutos, dependendo de como você preferir a carne. 54 °C para mal passada e 57 °C para ao ponto.

Corte os champignons em fatias grossas. Se estiver usando alho, corte-o finamente. Agora sirva-se com uma taça de vinho e relaxe por alguns minutos. Faça isso em vez de ficar esperando em pé o fogão apitar.

Remova o chateaubriand cuidadosamente do forno e lentamente transfira-o para um prato aquecido, depois cubra-o com uma folha de papel alumínio. Deixe a carne descansar por 15 minutos.

Reaqueça a assadeira com 2 colheres de sopa da gordura e sucos que restaram da carne. Quando tiver quente, adicione manteiga.

Adicione o alho à assadeira e rapidamente frite a gordura até ela ganhar cor. Depois, adicione as fatias de champignon, sal e a pimenta-preta.

Refogue os cogumelos por 2 minutos, virando frequentemente e adicionando um pouco mais de óleo se a assadeira ficar ressecada.

Ligue o lume no máximo e deglace a panela adicionando o conhaque. Se você estiver se sentindo confiante, e se o aquecimento for a gás, incline a frigideira para o lume aberto e deixe flambar.

Abaixe o lume e adicione o vinho Madeira quando o conhaque tiver evaporado. Deixe ferver gentilmente e reduza por um minuto.

Fatie o filé em pedaços grossos e coloque-o em um prato aquecido. Posicione os cogumelos sobre a carne e salpique com mais vinho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *