Bacalhau Açoriano | Receitas e Menus

Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe a(s) nossa(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Bacalhau

Bacalhau Açoriano à minha moda

Partilhe esta receita:
Sending
Classificação:
0 (0 votes)

Para 4 pessoas:
  • 4 lombos de bacalhau pronto a cozinhar
  • 6 a 8 tomates de cacho bem maduros (cerca de 700 gr de tomate)
  • 1 dl de azeite
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de pasta de pimenta da terra 
  • 1 raminho de salsa fresca 
  • 1 ovo, farinha e pão ralado qb para panar o bacalhau
  • Meio limão (sumo)
    Uma colher de chá de vinagre de vinho
  • Batata doce e alface para acompanhar
 
Deixe os lombos de bacalhau a descongelar no frigorífico de um dia para o outro. No momento de cozinhar, seque-os bem com um pano. Tempere ligeiramente com gotas de limão (poucas). Aqueça óleo ou azeite numa frigideira (cerca de 160º – 170º). Passe os lombos de bacalhau por farinha, ovo batido e, por fim, pelo pão ralado. Coloque os lombos a fritar e vire-os de todos os lados para que cozinhem e fiquem dourados uniformemente. No total este processo deve demorar cerca de 5 minutos, é o suficiente para o bacalhau ficar dourado e cozinhado por dentro sem que fique demasiado seco.
 
Faça a tomatada picante. Numa frigideira funda ou tacho deite o azeite, os alhos laminados e a cebola picada finamente. Deixe começar a cebola e alhos a “estalar” e reduza ligeiramente o lume para que não se queime. Deixe alourar cerca de 2 minutos e depois junte os tomates pelados e desfeitos. Tempere de sal. Junte a pasta de pimenta da terra. Eu juntei 2 colheres de sopa, mas fui adicionando esta quantidade lentamente e provando para o molho não ficar demasiado picante. Deixe apurar bastante bem esta tomatada. No fim junte uma pequena colher de vinagre para refrescar e dar acidez.
 
Corte a batata doce em rodelas grossas, frite-as e depois tempere com sal fino. Também pode servir com batata ou inhame cozido (penso que nos Açores é assim que servem este bacalhau frito, pois têm inhame e confecionam este acompanhamento com muita frequência).
 
Sirva o bacalhau panado com bastante molho de tomatada, juntamente com a batata doce e a salada de alface. Refresque tudo com salsa fresca picada.
 

Deixe um comentário