Bacalhau à Viana | Receitas e Menus

Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe a(s) nossa(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Gastronomia Minhota

Bacalhau à Viana

Partilhe esta receita:
Sending
Classificação:
0 (0 votes)

Comece por ligar o forno a 220ºC. Coza as batatas em água temperada com sal. Separe, escolha e lave bem as folhas de couve. Embrulhe as postas de bacalhau nas folhas da couve. Disponha-as num tabuleiro e leve a assar até que as folhas da lombarda, fiquem completamente secas. Descasque as cebolas, corte-as às rodelas e leve a corar no azeite.
Depois de assado, retire o bacalhau do forno e desembrulhe-o das folhas de couve. Sirva o bacalhau, com as batatas cozidas e as fatias de broa. Verta o azeite com a cebola por cima e decore com folhas de salsa.

 

OU

 

  • 4 postas bacalhau de lombo grosso demolhado
  • 4 und. folhas grandes de couve lombarda
  • 700 g batatas
  • 3 und. cebolas
  • 1.50 dl azeite extra virgem
  • q.b. sal

Mergulhe as folhas de couve em água fria. Embrulhe cada posta molhada (não se enxugam as postas) na folha de couve, de maneira a ficar completamente coberta, e ate bem com um fio.

Coloque as postas, num tabuleiro, e leve ao forno quente até as folhas de couve ficarem secas. Retire-as e desembrulhe-as. Deite fora as folhas de couve. Entretanto descasque as batatas, corte-as às rodelas e coza-as.

Descasque as cebolas, corte-as também às rodelas, e leve-as a alourar no azeite, em lume brando.

Disponha numa travessa as postas de bacalhau e as batatas e regue com o azeite bem quente e as cebolas muito lourinhas. Sirva logo, acompanhado com broa.

Deixe um comentário