Traduzir:

Categorias

Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe a(s) nossa(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Bacalhau

Bacalhau à Lagareiro

Partilhe esta receita:

bacalhau-lagareiro

Normalmente conhecido como Bacalhau com batatas a murro, o Bacalhau à Lagareiro é uma das mais conhecidas e confeccionadas receitas deste peixe. Oriunda das Beiras, esta receita de bacalhau era confeccionada em fornos dos lagares de azeite, pela época do azeite novo no final de Outubro, quando se moía a azeitona, daí a origem do seu nome.

 

  • postas de bacalhau altas demolhadas
  • batatinhas para assar
  • cebolinhas pequenas
  • alho
  • azeite (muito e bom)
  • sal qb.

 

Começe por ligar o forno, e deixe ficar bem quente. Numa assadeira coloque bastante sal e junte as batatinhas bem lavadas e com a pele.

Cubra com um pouco mais de sal e coloque no forno. Numa outra assadeira coloque as cebolinhas descascadas e com um corte até meio em cruz.

Tempere com um pouco de sal e leve também ao forno bem quente. Ainda noutra assadeira coloque o bacalhau apenas pincelado com um pouco de azeite para não agarrar, e leve ao forno a assar.

Enquanto tudo isto assa (atenção para não queimar!), pique bastante alho e coloque num tacho de barro. Junte bastante azeite e coloque também no forno.

Assim que o alho começar a querer fritar, retire do forno, tape e deixe ficar assim abafado.

Assim que as cebolas, batatas, e bacalhau estiverem cozinhados, vá retirando do forno e coloque no tacho com o azeite e alho.

As cebolinhas coloque-as inteiras, e, às batatas, sacuda o excesso de sal e dê-lhes o merecido murro antes de as mergulhar no azeite.

Coloque as postas de bacalhau partidas ao meio e misture bem, para envolver no azeite, mas sem amassar.

Sirva tudo bem quente, e, se necessário acrescente mais azeite que esta comidinha é gulosa!

Sirva acompanhado por uma salada de pimento assado (eu usei de conserva) com umas azeitonas gordas e pretas previamente descaroçadas, e uns pickles, para quem gostar!

Deixe um comentário