Receba por email as últimas atualizações deste site.

A subscrição é anónima e gera apenas um e-mail por dia.
Insira o seu endereço de email:

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, avalie e compartilhe a(s) receita(s) nas suas redes sociais. Isso ajuda este site a continuar a publicar conteúdo relevante para si e para todas as suas redes de contatos.

Obrigado!

Gastronomia da Estremadura

Arroz da Praia da Vieira

Partilhe esta receita:

 

Raspe as conchas dos mexilhões com uma escova, elimine as barbas, ponha-os numa caçarola (a seco), tape e deixe-os sobre lume forte até abrirem.

Rejeite os que se mantiverem fechados. Extraia o miolo, deixando alguns nas cascas. Coe a água que libertaram para uma tigela e reserve.

Ponha as amêijoas de molho em água para eliminarem a areia. Poderá ter de mudar a água algumas vezes até ficarem limpas.

Coloque-as numa caçarola (também a seco), tape e deixe-as abrir sobre lume forte.

Descarte as que se mantiverem fechadas. Retire o miolo, deixando algumas nas conchas. Coe a água libertada para uma tigela e reserve.

Coza os camarões em água a ferver com sal durante 4 minutos. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os em água gelada.

Descasque-os, retire as cabeças (reserve alguns inteiros), esmague-as grosseiramente num almofariz e junte-as à água de cozer os camarões.

Deixe 5 minutos ao lume e apague. Coe o cáldo para uma tigela, passando-o por um pano, e reserve. Num tacho, aqueça o azeite e aloure a cebola e os alhos picados.

Junte o tomate, pelado, sem sementes e esmagado, o pimento em tirinhas, a malagueta, sal e pimenta, mexa e cozinhe durante 20 minutos.

Junte todos os caldos e acrescente água até obter 1, 251 de líquido. Verta-o sobre o refogado, deixe levantar fervura e adicione o arroz.

Mexa, retifique os temperos e deixe cozer durante 20 minutos. Se necessário, adicione água quente para ficar malandrinho.

No fim, acrescente todo o marisco e os coentros picados, apague o lume e sirva.

 

Fonte: Colecção, As Melhores Receitas de Portugal (Correio da Manhã)

Deixe um comentário