Categorias

Receitas de Sopas

Sopa de Tomate com Ovos Escalfados

Share
  • 0,500 kg de tomate bem maduro
  • 1 cebola grande
  • 6 ovos
  • massa miúda (facultativo)
  • azeite, sal e um raminho de hortelã

sopa-tomate-ovos-escalfados

Numa panela corte a cebola às rodelas finas. Passe o tomate por baixo de água quente, porque desta maneira é mais fácil a pele sair, tente tirar as grainhas, ou então passá-lo pelo passe-vite. Coloque-o na panela, ponha um pouco de azeite e deixe refogar só um pouco, acrescentando de seguida água. Logo que esteja a ferver, junte um pouco de massa miúda e umas pedras de sal; deixe ferver. Reduza o lume e parta para dentro da panela, com cuidado, os ovos; tape e com o lume meio baixo, para não irem para o fundo da panela, deixe cozer os ovos. Sirva a sopa com umas folhas de hortelã.

Nota: Esta sopa na província, e mesmo em Lisboa, é feita também com fatias de pão Alentejano ou outro, cortado em fatias e posto no prato fundo e depois o caldo é colocado por cima do pão, assim como os ovos. É uma sopa rica e forte. Eu juntei uma massinha e foi comida apenas morna, num dos dias em que viemos da praia e como tal não apetecia nada pesado; também se pode comer fria. A quantidade de ovos depende das pessoas, e de quantos comerem, varia entre um a dois por cada pessoa.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>