Categorias

Doces de Natal

Bolo Branco

Share

Ingredientes:

  • 1 kg de glacé
  • 1 receita de bolo
  • 6 colheres (sopa) de compota de alperce
  • 500 g de maçapão
  • Pastilhas, grageias prateadas, açúcar em pó e gim (ou vodka) q.b.
  • Corante alimentar com cor à escolha

 

Preparação:
Comece por forrar a base do bolo com um pouco de glacé. Deixe secar bem e disponha o bolo no centro. Pincele-o com a compota de alperce, aquecida em banho-maria, e forre com o maçapão. Reserve um pouco de glacé para fazer a cercadura e as folhas de azevinho.

Com o auxílio de uma espátula, espalhe o glacé sobre a superfície do bolo e alise-a com uma régua. Retire o excesso e deixe secar. Cubra e espalhe as laterais do bolo com glacé e alise em toda a volta, com uma espátula. Corte o excesso com uma faca.

Deixe secar e repita esta operação. Misture o gim ou a vodka com umas gotinhas de corante que escolheu e, com pincel, pinte o topo das letras. Deixe secar bem. Dobre a folha de papel em quatro e coloque-a sobre as letras para as proteger.

Para decorar o bolo, molde duas fitas de arcos com pastilhagem. Aplique-as cuidadosamente, de forma a ficarem desencontradas. Para ficarem bem coladas, ajude com um pouco de glacé. Polvilhe as suas mãos com açucar em pó e molde um pouco de pastilhagem, dando-lhe a forma das folhas de azevilho. Deixe secar e pinte com a mistura de gim (vodka) com corante. Reserve.

Para fazer o suporte da vela desenhe um círculo de glacé e, de seguida, desenhe sobre ele umas cornucópias. Aplique a vela. Coloque as folhas de azevinho sobre o bolo e prenda-as com glacé, dando a este a forma de mais cornucópias.
Cole as grageias no bolo, com o auxílio do glacé, e envolva-o com a fita larga, associada ao Natal.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>