Categorias

Receitas de Bacalhau

Bacalhau à Lagareiro

Share

Ingredientes:

  • postas de bacalhau altas demolhadas
  • batatinhas para assar
  • cebolinhas pequenas
  • alho
  • azeite (muito e bom)
  • sal qb.

bacalhau-lagareiro

Preparação:

Começe por ligar o forno, e deixe ficar bem quente. Numa assadeira coloque bastante sal e junte as batatinhas bem lavadas e com a pele. Cubra com um pouco mais de sal e coloque no forno. Numa outra assadeira coloque as cebolinhas descascadas e com um corte até meio em cruz. Tempere com um pouco de sal e leve também ao forno bem quente. Ainda noutra assadeira coloque o bacalhau apenas pincelado com um pouco de azeite para não agarrar, e leve ao forno a assar.
Enquanto tudo isto assa (atenção para não queimar!), pique bastante alho e coloque num tacho de barro. Junte bastante azeite e coloque também no forno. Assim que o alho começar a querer fritar, retire do forno, tape e deixe ficar assim abafado.
Assim que as cebolas, batatas, e bacalhau estiverem cozinhados, vá retirando do forno e coloque no tacho com o azeite e alho.
As cebolinhas coloque-as inteiras, e, às batatas, sacuda o excesso de sal e dê-lhes o merecido murro antes de as mergulhar no azeite. Coloque as postas de bacalhau partidas ao meio e misture bem, para envolver no azeite, mas sem amassar. Sirva tudo bem quente, e, se necessário acrescente mais azeite que esta comidinha é gulosa!
Sirva acompanhado por uma salada de pimento assado (eu usei de conserva) com umas azeitonas gordas e pretas previamente descaroçadas, e uns pickles, para quem gostar!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>